Assinala-se este domingo o Dia 31 de Dezembro, data em que são comemoradas a Véspera do Ano novo e o Dia de São Silvestre.
A Véspera de Ano Novo, também chamada de réveillon, virada de ano ou passagem de ano, precede ao dia de ano novo nos países que seguem o calendário gregoriano, de que Angola faz parte.
As festas de fim de ano e a queima de fogos-de-artifício já viraram tradição e atraem muita gente. Um dos grandes atractivos dessas festividades são os músicos convidados, que transportam os presentes para o Ano Novo através das suas músicas. Reunião entre familiares, cultos ecuménicos e o tradicional traje branco fazem igualmente parte da efeméride.
Outra efeméride assinalada a 31 de Dezembro é o Dia de São Silvestre, que homenageia a figura do Papa Silvestre I, considerado o responsável pelo fim da perseguição que os cristãos sofriam no início do Cristianismo no Império Romano.
Silvestre I foi o 33º papa da Igreja Católica, por mais de 20 anos (314 a 335 d.C). Foi canonizado no dia da sua morte, 31 de Dezembro, data igualmente marcada pela Corrida Internacional de São Silvestre, que ocorre todos os anos em homenagem ao santo católico.
Em Angola, a São Silvestre de Luanda disputa-se a 31 de Dezembro desde 1954. No ano passado, foi, excepcionalmente, disputada em Março, devido à pandemia da Covid-19.
A prova, que já trouxe à cidade de Luanda alguns dos melhores corredores do mundo, parte da Mutamba, passa pelas Avenidas Amílcar Cabral, Revolução de Outubro, Ho-Chi-Minh, Alameda Manuel Van-Dúnem, Largo do Kinaxixi, Rua da Missão, Rua Cirilo da Conceição, Avenida 4 de Fevereiro, Largo do Baleizão, Rua Francisco das Necessidades e termina no Estádio dos Coqueiros.